Creme Balsâmico Casa Madeira c/Geleia de Cabernet Sauvignon 100ml
  • Creme Balsâmico Casa Madeira c/Geleia de Cabernet Sauvignon 100ml

Creme Balsâmico Casa Madeira c/Geleia de Cabernet Sauvignon 100ml

Sku: 2556

Categoria: DélicatesseDélicatesse & Acessórios

Marca: Casa Madeira

Quantidade Disponivel: 118 un

Unidade: un
un

Por R$ 22,80

à vista R$ 21,20 economize 7% no Depósito Bancário

Frete e Prazo

Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:

Descrição do Produto

O Creme Balsâmico Casa Madeira c/Geleia de Cabernet Sauvignon elaborado a partir da redução de vinagre balsâmico estilo Módena, envelhecido em barricas de carvalho,  e enriquecido com  Geleia Gourmet de Cabernet Sauvignon. Combinação perfeita entre as características aromáticas e gustativas da geleia de Cabernet Sauvignon aliadas à estrutura e acidez do aceto balsâmico.

Você já ouviu falar de creme balsâmico? Não precisa se envergonhar se a resposta for não. Embora muito saboroso e versátil, ele não é tão conhecido quanto o vinagre balsâmico. Ambos pertencem à mesma família, porém suas características são muito distintas.

Entretanto, chegou a hora de conhecer esse produto, que praticamente só não gosta quem não conhece. Por isso, neste artigo vamos explicar o que é, quais as diferenças do creme para o vinagre, como ele é elaborado e de que formas podemos utilizá-lo na gastronomia. Além disso, vamos ensinar 4 receitas incríveis que levam esse ingrediente. Ficou curioso? Então continue acompanhando!

O que é o creme balsâmico e como ele é elaborado?

O creme balsâmico nada mais é do que uma redução do famoso vinagre balsâmico. Então, a elaboração dos dois produtos é muito parecida, com a diferença que para se chegar ao ponto ideal é preciso passar por mais alguns processos, no caso do creme balsâmico.

Basicamente, tanto o vinagre quanto o creme são feitos a partir de vinho. Mas vamos relembrar um pouco do processo para ficar tudo bem explicado.

A primeira etapa é extrair o mosto (sumo das uvas) e fermentá-lo. A fermentação alcoólica nada mais é do que a conversão dos açúcares da uva em álcool, pela ação de fungos específicos (as leveduras). Quando o vinho está finalizado, o mesmo é submetido a uma oxigenação proposital, pois o que transforma vinho em vinagre são bactérias acéticas, e esses microrganismos somente se reproduzem na presença do oxigênio. 

Agora temos o vinagre de fato e chegou o grande momento de denominarmos como balsâmico. Essa classificação somente é dada a vinagres que envelhecem em barris de madeira, onde sempre é priorizado o uso do carvalho. O tempo em que o líquido permanece nos barris pode ultrapassar muitos anos, concentrando e intensificando os sabores, aromas e, também, a coloração do produto final, deixando-a mais escura.

Até o momento, detalhamos como é produzido a base para o creme balsâmico; o vinagre. Para que tenhamos de fato o produto que queremos é necessário simplesmente reduzi-lo, ou seja, deixá-lo cozinhando por algumas horas, em fogo baixo, para que a água evapore e o líquido se torne mais concentrado e viscoso. De maneira geral, os cremes balsâmicos são mais adocicados, podendo ser adicionado açúcar em sua composição, além de outros condimentos. Então, para quem adora comidas agridoces, a festa está garantida. 

As diferenças entre creme balsâmico e vinagre balsâmico

Textura

A diferença mais notável entre creme e aceto balsâmico é a textura. Como o próprio nome já diz, o primeiro é muito mais espesso do que o segundo. Por isso, ele é muito mais recomendado para utilização na gastronomia, devido à sua versatilidade, já que o vinagre é mais indicado para saladas.

Sabor

O decorrer do processo acentua o sabor do produto, fazendo com que algumas características estejam presentes com maior intensidade no creme do que no vinagre, resultando em um produto mais complexo.

Ainda, é muito comum que os produtores adicionem outros ingredientes à mistura, incrementando o seu sabor. 

Quando utilizar o creme balsâmico na culinária?

Se você acompanha o universo gastronômico, seja através de programas de culinária ou até mesmo fazendo as suas receitas, possivelmente já ouviu falar em redução de balsâmico. Isso, nada mais é do que o creme que estamos apresentando aqui, como já falamos anteriormente.

Portanto, quando você busca por praticidade, vale muito mais a pena optar pelo ingrediente pronto. Afinal, o processo de reduzir o vinagre balsâmico até transformá-lo em creme leva um bom tempo.

Uma das principais qualidades do balsâmico, seja o vinagre ou o creme, é acentuar o sabor dos pratos. Quando você utiliza esse ingrediente, os outros gostos acabam aparecendo mais e se sobressaindo, pois essa é uma das propriedades dele.

É por isso que ele é muito versátil e pode ser utilizado para compor receitas salgadas, como saladas e carnes e também as doces, especialmente sobremesas que levem frutas que têm uma acidez acentuada.

Por fim, ainda vale mencionar os sabores diferenciados de creme balsâmico que existem. Eles podem servir para harmonizações inovadoras e tradicionais, elevando as suas receitas a outro patamar.

Quais os benefícios desse ingrediente?

Além do sabor que traz às receitas, é muito importante conhecer os benefícios que o creme balsâmico pode representar para a saúde de quem o consome. E eles são vários!

Tem baixos índices de gordura e calorias: É um ingrediente que apresenta baixos níveis calóricos e de gordura, o que é excelente para a sua saúde. Uma colher de sopa tem cerca de 15 calorias e uma quantidade insignificante de gorduras. Se formos comparar com o azeite, que também é muito utilizado para temperos, percebe-se isso muito claramente, já que esse segundo ingrediente tem cerca de 100 calorias em uma porção do mesmo tamanho.

Combate os radicais livres: O aceto e o creme balsâmico têm em sua composição polifenóis que ajudam no combate aos radicais livres. Esses são um dos grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce. Portanto, qualquer ingrediente que ajude a combatê-los é ótimo para a nossa saúde!

Reduz os níveis glicêmicos: Outro grande benefício desse ingrediente é que ele ajuda a reduzir os níveis glicêmicos do seu organismo. Portanto, se você possui diabete ou pré diabete, considere consumir o creme balsâmico para ajudá-lo com essa doença. Importante salientar que algumas opções apresentam adição de açúcar, então fique atento no rótulo.

Normaliza a pressão arterial: Um estudo realizado em 2006 na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, descobriu que o vinagre balsâmico associado ao azeite ajuda a reduzir inflamações e oxidação nas artérias, preservando sua elasticidade e flexibilidade, independentemente dos níveis de colesterol. Além disso, os antioxidantes e flavonoides encontrados nesse ingrediente reduzem o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como são as cardiovasculares.

Auxilia na digestão: Outro benefício importante do creme balsâmico é que ele auxilia no processo digestivo, graças à sua acidez acentuada. Isso porque ela estimula a produção de saliva e de suco gástrico, que faz os órgãos do sistema digestivo trabalharem de forma mais eficaz.

Interessante descobrir como o creme balsâmico é um ingrediente muito versátil, não é? E além dos inúmeros usos gastronômicos, também é muito benéfico para a saúde de quem o utiliza, graças às suas excelentes propriedades.

Retirado do site https://blog.famigliavalduga.com.br/creme-balsamico-entenda-o-que-e-e-como-usa-lo-na-culinaria/, em 20/05/2019.

Informações do Produto

Elaboração: O Creme Balsâmico Casa Madeira c/Geleia de Cabernet Sauvignon elaborado a partir da redução de vinagre balsâmico estilo Módena, envelhecido em barricas de carvalho,  e enriquecido com  Geleia Gourmet de Cabernet Sauvignon. Combinação perfeita entre as características aromáticas e gustativas da geleia de Cabernet Sauvignon aliadas à estrutura e acidez do aceto balsâmico.

A agridoce mescla do aceto com a Geleia Gourmet de Morango com Pimenta, as nuances de paladar proporcionadas com a Geleia Gourmet de Cabernet Sauvignon e a infalível combinação entre Mel e Laranja. Com aromas, sabores e texturas diferenciados, os Cremes de Balsâmico foram elaborados a partir da redução de vinagre balsâmico estilo Modena, com envelhecimento em barricas de carvalho. 

Origem: Vale dos Vinhedos - RS
Vinícola: Casa Madeira
Tipo: Creme Balsâmico Casa Madeira c/Geleia de Cabernet Sauvignon
Volume: 100ml
Harmonização: Pode ser utilizado para compor receitas salgadas, como saladas e carnes e também as doces, especialmente sobremesas que levem frutas que têm uma acidez acentuada.

Confira deliciosas receitas no site: http://www.casamadeira.com.br/receitas/

 

História da Casa Madeira

Com expertise de mais de 20 anos, a Casa Madeira, elabora produtos de alta qualidade, com o objetivo principal de preservar o sabor natural dos ingredientes. A marca contempla sucos orgânicos, integrais, varietais e enriquecidos com vitaminas e minerais, todos sem adição de conservantes, açúcar e água; geleias, cremes de balsâmico, antepastos, chás gelados e molhos de pimenta. A empresa está localizada no Vale dos Vinhedos.

No início do século XX, por volta de 1900, em uma das colinas da Linha Leopoldina (hoje Vale dos Vinhedos), foi construído um sólido porão de pedra, que era utilizado como paradouro no cultivo e na vindima da uva. Em 1926, ergue-se o pavimento superior, que, futuramente, vem a ser então a Casa Madeira. Iniciou suas atividades produzindo Suco de Uva Integral com os 40 hectares das cepas americanas que restaram após a conversão dos vinhedos para as europeias, cultivadas até hoje.

E foi assim que o legado do imigrante que colocou a primeira pedra em taipa no porão de sua casa edificou-se, dando alicerce para uma empresa que hoje encontra-se em harmonia com a história e o cuidado em elaborar produtos dentro de um maravilhoso e ilimitado universo gourmet. O retorno positivo para apostas às vezes arriscadas é fruto de um olhar atento a oportunidades ainda adormecidas, buscando sempre as melhores referências. De modo mais singelo e despretensioso, por exemplo, foi o que aconteceu com o ramo de sucos, bem representado na Casa Madeira, localizada a cerca de um quilômetro da Casa Valduga.

Originalmente, quando comprada por Luiz Valduga (patriarca da família) em 1986, objetivava aproveitar as uvas dos antigos parreirais, canalizando esses grãos para a produção exclusiva de sucos de uva. Aos poucos, o negócio cresce, ampliando o leque de produtos, e 10 anos depois já era exemplo de iniciativa sustentável bem antes de o termo virar moda: evitava o desperdício de frutas, beneficiando diversos produtores na região. Vinte anos depois de iniciado o negócio, o suco de uva tinto, altamente concentrado e completamente natural, sem açúcar ou conservantes, é um dos mais referenciados do país. O método de fabricação preserva o potencial da fruta no combate aos radicais livres.

Além de uma reforma recente, que preservou a arquitetura típica das moradias italianas do início do século passado, o negócio ganhou novo fôlego. Em 2010 a Casa Madeira passou por uma reestruturação, com a intenção de harmonizar com pratos complexos e refinados, é desenvolvida uma linha de produtos gourmet. O suco de uva se manteve em produção, hoje é considerado o melhor de seu segmento no mercado brasileiro.

História do Grupo Famiglia Valduga

A história do grupo Famiglia Valduga começou há mais de 140 anos com a chegada do primeiro imigrante da Valduga ao Brasil, que deu início ao cultivo dos parreirais no coração que hoje é o Vale dos Vinhedos. 
Assim teve origem o legado de um dos grupos mais renomados do setor vitivinícola brasileiro, composto atualmente por seis grandes empresas: Casa Valduga, vinícola que está entre as maiores e mais premiadas elaboradoras de espumante e vinhos do País; Domno, importadora de vinhos finos; Casa Madeira, produtora de sucos, geleias, antepastos, molhos de pimenta, chás gelados e cremes balsâmicos; Ponto Nero, elaboradora de espumantes jovens e modernos; Cervejaria Leopoldina, produtora de cervejas artesanais com base nas principais escolas cervejeiras mundiais e Vinotage, que apresenta cosméticos elaborados à base de uvas finas com ativos sustentáveis.
O  grupo é reconhecido mundialmente por seu padrão de excelência e por sua expertise em inovação, reunindo um vasto portfólio de produtos premiados internacionalmente.

Linhas de Produtos: Molhos de Pimenta, Cremes Balsâmicos, Sucos, Sucos Enriquecidos, Chás, Antepastos e Geleias.

MOLHOS

A linha de molhos de pimenta Casa Madeira possui quatro diferentes versões: Calabresa com Cabernet Sauvignon, Jalapeño com Lúpulo, Malagueta com Brandy e Sweet Chilli com Maracujá. Eles são perfeitos para incrementar o sabor das refeições, desde entradas até pratos principais. Experimente!

CREME BALSÂMICO

Para uma característica aromática e gustativa de excelência, nossos cremes de balsâmico são envelhecidos em barricas de carvalho. Perfeitos para harmonizar com pratos como carnes, pescados e queijos, por exemplo. Coloque nas suas refeições este sabor, a qualidade do Grupo Famiglia Valduga! 

 

Avaliação dos Clientes
  • Nenhum comentário foi postado para esse produto, seja o primeiro!