Seja bem-vindo(a), Faça login

Vinícola Torcello

Sobre a Vinícola Torcello

A História da Torcello inicia com a chegada do primeiro imigrante italiano da Família Valduga ao Brasil (Marco Valduga), em 1875. Com muita fé, trabalho e perseverança, desbravaram matas virgens e construíram o que hoje conhecemos como Vale dos Vinhedos.

A Vinícola Torcello foi fundada no ano de 2000 por Rogério Carlos Valduga, quarta geração da Família Valduga, e filho de Remy Valduga (viticultor, escritor e bisneto de Marco). A Torcello surgiu do fascínio de Rogério pela vitivinicultura e pelo seu desejo de resgatar a tradição da família, a qual elaborava vinho de maneira totalmente artesanal no próprio porão de casa para consumo próprio.

  

O NOME TORCELLO: Uma das menores ilhas de Veneza chama-se Torcello, e dessa forma, por sermos uma das menores vinícolas instaladas no Vale dos Vinhedos , fizemos alusão à ilha. Já a escolha do símbolo da Vinícola, Leão Alado de São Marcos, deu-se pelo fato de o Leão representar proteção. Sendo assim, o símbolo remete à proteção do Leão Alado sobre os vinhos por nós elaborados. Os primeiros vinhos foram elaborados em 2005, e a abertura do varejo aconteceu em 2007. Hoje a Vinícola elabora vinhos, espumantes e sucos em pequena escala, buscando sempre a qualidade.

A TRADIÇÃO DOS MAIS SELETOS VINHOS: Nosso principal objetivo é elaborar vinhos de elevada qualidade no Vale dos Vinhedos, localizado em Bento Gonçalves, RS. Visando, fundamentalmente, aproveitar as excelentes condições climáticas e geológicas da Região, e respeitando ao mesmo tempo, a riqueza, a história e o ambiente natural do Vale dos Vinhedos.

“Raramente um vinho é fruto do acaso, a experiência leva-nos a crer que um vinho reflete a natureza da terra que o viu nascer e é a expressão de quem o produz.” - Rogério Carlos Valduga.

A pequena produção anual de apenas 20 mil garrafas de vinhos, entre tintos e brancos, 15 mil garrafas de espumantes e 60 mil de suco de uva, permite que a elaboração seja feita de forma totalmente artesanal e controlada.

  

PROCESSO DE ELABORAÇÃO: A elaboração dos produtos Torcello inicia com um trabalho simples e natural, onde a sabedoria se alia à sensibilidade, buscando extrair da matéria-prima o máximo de sabor. Resultado disso, um vinho típico, que difere de safra em safra, mas que mantém a personalidade de quem ama o que faz.

A colheita das uvas, provenientes do Vale dos Vinhedos, se dá, preferencialmente, nas primeiras horas da manhã, onde somente são retirados da videira os cachos que atingiram o ponto ideal de maturação. Logo em seguida, as uvas, sempre em pequenas quantidades, são transportadas até a Vinícola, onde uma máquina de fabricação italiana (desengaçadeira) separa os grãos do cacho, para logo em seguida rompê-los e depositá-los em um tanque fermentador, onde tem início o processo de fermentação.

Após o término do processo fermentativo, os sólidos (semente + casca) são separados do vinho através de uma peneira e o vinho é transferido para tanques reservatórios de aço inox. Nesses tanques ocorre a decantação natural dos resíduos (borra). O tempo de permanência do vinho nos tanques reservatórios varia de 09 a 18 meses.

  

Ao atingir o ponto ideal, cuidadosamente os vinhos são envasados em garrafas de 750 mL, passando por mais um período de maturação em cave.

Para a Linha Tradizionale de vinhos que engloba Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat, durante o período de limpeza do vinho em tanques de inox, uma parcela desse mesmo vinho (50%) é destinada ao envelhecimento em barricas de carvalho americanas/francesas por um período de seis meses. Vinhos da Linha Tradizionale sem envelhecimento em barricas de carvalho: Moscato Giallo e Merlot Rosé.

E para Linha Gran Speciale (Perfetto Merlot, Perfetto Tannat, Perfetto Malbec, Remy Valduga e Chardonnay), após a limpeza da borra em tanques de aço inox, 100% do vinho é destinado ao envelhecimento em barricas de carvalho, de primeiro uso, por um período mínimo de oito meses para os vinhos tintos e quatro meses para o Chardonnay.