Vinho Lidio Carraro PAX Olimpíadas Rio 2016 750ml
  • Vinho Lidio Carraro PAX Olimpíadas Rio 2016 750ml
  • Vinho Lidio Carraro PAX Olimpíadas Rio 2016 750ml

Vinho Lidio Carraro PAX Olimpíadas Rio 2016 750ml

Sku: 2240

NCM: 2204.21.00

Categoria: SecoVinhoTinto

Marca: Lídio Carraro

Quantidade Disponivel: 0 un

Prazo de Produção: 1 dia útil

Produto Indisponível
Unidade: un
un
Frete e Prazo

Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:

Descrição do Produto

A excepcional vindima 2012 deu origem ao Vinho Lidio Carraro PAX Olimpíadas Rio 2016 Tinto Seco, que possui grande riqueza aromática, expressando notas de ameixas secas, frutas negras maduras, alcaçuz, café, cacau e nuances balsâmicas. No paladar apresenta opulência e plenitude.

A Lidio Carraro elegeu seu vinho símbolo - TANNAT 2012 - já reconhecido como um dos melhores do mundo, para homenagear a Chama Olímpica. O vinho ganhou o nome de PAX – que em latim significa Paz – uma homenagem a um dos principais valores que norteia os Jogos Olímpicos ao longo de sua história: a busca da paz e integração entre os povos. O produto completa a coleção de vinhos e espumantes licenciados dos Jogos Olímpicos Rio 2016. De acordo com a enóloga Monica Rossetti, responsável pela elaboração do vinho PAX, trata-se de um vinho raro, que já foi reconhecido como um dos melhores Tannat do mundo.

Informações do Produto

ANÁLISE SENSORIAL
Visual: Vermelho rubi intenso e profundo de grande vivacidade, com reflexos violáceos intensos, lágrimas densas e preguiçosas.
Olfato:  Sua riqueza aromática demonstra potência através de notas intensas de ameixas secas, geleia de frutas negras, mirtilo, e amoras que, com a evolução na taça, transformam-se
em sensações de café, cacau, tabaco, alcaçuz e notas balsâmicas.
Paladar: De paladar opulente, possui grande caráter com taninos firmes transmitindo força e vigor. A sua estrutura envolve plenamente a boca, em grande harmonia com seus constituintes de corpo e acidez oferecendo sensações que se prolongam.

País: Brasil
Origem: Encruzilhada do Sul l Serra do Sudeste l RS
Vinícola: Lidio Carraro
Safra: 2012
Tipo: Vinho Tinto Seco
Uva: 100% Tannat
Graduação Alcoólica: 16%
Volume: 750ml
Maturação em carvalho: sem passagem
Temperatura de Consumo: 17ºC - 18ºC
Harmonização:  Harmoniza com carnes vermelhas, carnes de caça, culinária condimentada e queijos curados.

Proposta: A Lidio Carraro elegeu seu vinho símbolo - TANNAT 2012 - já reconhecido como um dos melhores do mundo, para homenagear a Chama Olímpica. O vinho ganhou o nome de PAX – que em latim significa Paz – uma homenagem a um dos principais valores que norteia os Jogos Olímpicos ao longo de sua história: a busca da paz e integração entre os povos. O produto completa a coleção de vinhos e espumantes licenciados dos Jogos Olímpicos Rio 2016. De acordo com a enóloga Monica Rossetti, responsável pela elaboração do vinho PAX, trata-se de um vinho raro, que já foi reconhecido como um dos melhores Tannat do mundo. “O PAX é um vinho que traduz o nosso empenho em elaborar grandes vinhos em solo brasileiro. Representa a união das melhores técnicas vitícolas e enológicas, a vocação da uva Tannat cultivada no sul do Brasil e a paixão que move o nosso trabalho. O resultado é um vinho de grande caráter para celebrar a realização dos Jogos Olímpicos em nosso país”, ressalta a enóloga.

Elaboração: Uma particularidade deste vinho é a longa maturação das suas uvas: o Tannat pernanece na videira até atingir um ligeiro apassimento natural. Em distintas parcelas de vinhedos, parte das uvas atingem uma pós-maturação e adquirem características que conferem originalidade a este vinho. Decidido o ponto ideal de vindimar, as uvas de cada parcela foram colhidas manualmente e transportadas em caixas plásticas à temperatura controlada, para a sua transformação na vinícola. O desengace foi controlado para manter a integridade das uvas e evitar a extração de compostos indesejáveis. As uvas desengaçadas foram conduzidas diretamente aos tanques de fermentação por gravidade, sem sofrerem ação mecânica de bombeamento. As
fermentações ocorreram em tanques de aço, passando por maceração pré-fermentativa e após, seguindo o sistema tradicional de vinificação, com uma maceração entre 30 e 35 dias. Para a extração dos compostos da casca, realizaram-se ‘folaturas’ manuais para otimizar a dissolução destes compostos e não dilacerar o bagaço. Após a fermentação malolática e trasfegas, o vinho permaneceu mais 14 meses nos tanques até o engarrafamento. O vinho não foi filtrado, visando conservar íntegras as suas características. Este vinho é elaborado apenas nas safras excepcionais.

Microclima: terreno de origem granítica, boa drenabilidade e correta matéria orgânica que permite um equilibrado desenvolvimento das videiras. Clima temperado com invernos rigorosos e ampla excursão térmica no verão. Relevo colinar e particular posiçao geográfica que dispõe de constante ventilação. Altitude de 420m. Latitude 30°32’38’’ Sul.

Vinhedo: As videiras são conduzidas pelo sistema de espaldeira. A vinha tem 14 anos e é composta por dois clones diferentes. Foram identificadas duas parcelas com momentos de colheita distintos no vinhedo. Densidade de plantio: 1 Kg/planta.
Colheita: em cada parcela, cada cacho é colhido manualmente com rigorosa seleção. São realizadas de 2 a 3 passadas na mesma parcela para recolher os cachos em completa maturação fenólica. A origem da variedade Tannat é Madiran, no centro da região sudoeste da França. A sua vocação em terriório brasileiro já foi reconhecida no vinho Lidio Grande Vindima Tannat como o melhor do mundo.

Design: O rótulo do PAX segue a mesma identidade visual utilizada nos vinhos da Coleção Jogos Olímpicos Rio 2016, apresentando linhas de energia que emanam da tocha para propagar a paz e união entre os povos. O pictograma representa o atleta que conduz a chama olímpica e os traços simbolizam as rotas percorridas até chegar aos dias dos Jogos. Por fim, as glórias do ouro olímpico são retratadas pela medalha com a marca Rio 2016. A embalagem Gold Premium recebeu a cor branca, que é símbolo da paz, com acabamento interno dourado. Um toque fino e delicado para o vinho já considerado como uma “joia rara”. Design por Patrícia Sandrin.

Engarrafamento: 2016 garrafas numeradas

Enóloga: Monica Rossetti

 

 A Lidio Carraro

A Lidio Carraro é uma vinícola boutique de propriedade familiar, de descendentes de imigrantes italianos que se dedica no ramo da viticultura há mais de cinco gerações.

Inspirada na busca pela identidade e excelência do vinho brasileiro e comprometida a elaborar somente vinhos de Primeira Linha, a Lidio Carraro surgiu no mercado quebrando paradigmas. Com uma filosofia Purista, de resgate à essência e a integridade do vinho, todo o processo da Lidio Carraro é conduzido com o mínimo de interferência e o máximo respeito à expressão natural da uva e do terroir de origem.

Ao longo da sua trajetória, a vinícola tem se destacado pela qualidade diferenciada e tem sido reconhecida pelo espírito jovem, ousado e de vanguarda.

“Trazemos no sangue, nas mãos e no coração a paixão em elaborar os melhores vinhos”.
Lidio Carraro.

Um projeto nascido de um sonho antigo do Lidio e que foi despertado, entre taças de vinhos e calorosas conversas ao redor da mesa, pelo envolvimento e interesse de toda família em elaborar vinhos com o propósito de transcender o ideal de Excelência contida em cada garrafa: compartilhar e despertar Vida entre as pessoas, com Paixão e Autenticidade.

Vinhedos 

No ramo da viticultura há mais de cinco gerações, a família Lidio Carraro iniciou o projeto da Vinícola implantando novos vinhedos em duas regiões de localização privilegiada no Rio Grande do Sul: Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves e na Serra do Sudeste, em Encruzilhada do Sul.

Vale dos Vinhedos

A implantação dos Vinhedos da Lidio Carraro na região do Vale ocorreu a partir de 1998 com o mapeamento das parcelas e escolha dos clones das variedades: Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Tannat, cepas que compõem com exclusividade o corte do Lidio Carraro Grande Vindima Quorum.

Encruzilhada do Sul

Em 2001 a Lidio Carraro também iniciou o mapeamento das parcelas e escolha do material genético ideal para a implantação dos primeiros vinhedos no município de Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul. Inicialmente as cepas escolhidas foram as “clássicas” Chardonnay, Pinot Noir, Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat, seguidas de variedades novas para verificar a adaptação e potencial como Malbec, Tempranillo, Touriga Nacional, Teroldego, Nebbiolo, entre outras ao longo dos anos.

Gestão Vinhedos

O rigor e a atenção em cada detalhe do processo tem como objetivo extrair todo o potencial e vocação das uvas de cada uma das parcelas, permitindo originar vinhos particulares, ricos em complexidade, estrutura e equilíbrio.

Colheita Manual

O trabalho meticuloso de manejo nos vinhedos buscando o equilíbrio e a sanidade perfeita das uvas e a colheita são feitos de forma manual. O próprio Lidio Carraro cuida pessoalmente, juntamente com sua equipe, para que cada uva esteja perfeitamente madura e sadia.

Gestão Enológica

A Lidio Carraro foi pioneira no país a implantar o sistema por gravidade para o recebimento das uvas e vinificação de grandes vinhos sem o uso tradicional da madeira. O investimento constante em conhecimento, pesquisa, tecnologia e inovação nos permite elaborar vinhos de referência em qualidade e personalidade.

“Nosso objetivo é elaborar vinhos de grande qualidade e personalidade única, que revelam a pureza da fruta e a expressão do Terroir de origem”.Giovanni Carraro, enólogo Lidio Carraro.

Conceito Purista

Desde o início do projeto a Lidio Carraro concentrou-se em elaborar vinhos que se destacam pelo estilo próprio e excelência e, ao mesmo tempo, resgatam a pureza de expressão de cada variedade, traduzindo a ‘essência’ do terroir de origem. Deste conceito nasceu um método próprio de gestão técnica vitivinícola, denominado Filosofia Purista: uma fusão de conhecimento, técnica e arte em busca do “vinho ideal”.

  • Vinhedos próprios
  • Colheita manual
  • Produção limitada
  • Vinificação por parcelas
  • Sem madeira
  • Sem filtração*
  • Sem adição de açúcar
  • Vinificação por gravidade
  • Clarificação à frio, sem aditivos
  • Sem correções enológicas*exceto para os vinhos que não fazem fermentação malolática, cujo processo é uma filtração ‘física’ através de uma membrana

 

A arte dos melhores vinhos.

Uma marca. Uma história. Um conceito... um estilo de vida.

O conceito Purista Lidio Carraro transcende o próprio vinho e reflete a tricotomia da integralidade do ser humano, a fim de resgatarmos a verdadeira essência, e assim, feito “vinho novo”, despertarmos para o real sentido de identidade e propósito na extraordinária jornada da vida.

Avaliação dos Clientes
  • Nenhum comentário foi postado para esse produto, seja o primeiro!

Fale Conosco
×