Vinho Pizzato Reserva Alicante Bouschet Tinto 750ml
  • Vinho Pizzato Reserva Alicante Bouschet Tinto 750ml
  • Vinho Pizzato Reserva Alicante Bouschet Tinto 750ml

Vinho Pizzato Reserva Alicante Bouschet Tinto 750ml

Sku: 3105

Categoria: SecoVinhoTinto

Marca: Pizzato

Quantidade Disponivel: 100 un

Unidade: un
un

Por R$ 100,90

à vista R$ 93,84 economize 7% no Depósito Bancário

Frete e Prazo

Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:

Descrição do Produto

O Vinho Pizzato Reserva Alicante Bouschet Tinto, também conhecido como "Vinho Veludo Azul", está disponível na linha de vinhos da Pizzato desde a colheita 2004, por vários anos foi o único varietal em escala comercial elaborado no Brasil a partir da uva Alicante Bouschet.

A Alicante Bouschet é uma uva que contém alto teor de cor, sendo muito conhecida como uma das castas ‘tintoreiras’. De grande produção por planta, expressa-se com alguma personalidade apenas quanto conduzida de forma diligente no que tange ao rendimento. Quando conduzida desta forma, gera vinhos densos e muito escuros, com grande capacidade (e pode-se dizer, necessidade) de amadurecimento.

Foi criada por Henri Bouschet a partir do cruzamento das uvas Petit Bouschet (cruzamento das uvas Aramon e Teinturier du Cher, feito por Louis Bouschet, pai de Henri) e Grenache. É uma das poucas uvas de potencial enológico que apresenta cor não apenas na casca mas também na polpa.

Internacionalmente, nas últimas décadas têm apresentado belos vinhos oriundos de algumas poucas regiões da Espanha e Portugal, mantendo a fama de ser uma uva desafiante para elaboração de varietais.

Informações do Produto

ANÁLISE SENSORIAL

Visual: Rubi escuro a violáceo, profundo
Olfato: frutas negras maduras (passas, ameixas, jabuticaba) e floral; terroso, azeitonas negras, mentol, defumado e leve empireumático
Paladar: boca potente, encorpado e de muito boa estrutura fenólica, retro-olfato rico, longo. Vinho em evolução.

País: Brasil
Origem: Vale dos Vinhedos - RS
Vinícola: Pizzato
Safra: Conforme disponibilidade
Tipo: Vinho Tinto Seco
Uva: Alicante Bouschet
Graduação Alcoólica: 13,5%
Açúcar residual: 1,9 (g/l)
Acidez total (g/l ác.tartárico): 6,34 
pH: 3,58
Volume: 750ml
Maturação em carvalho: 11 meses (1º e 2º usos), em barril francês
Estimativa de Guarda: 10 anos
Temperatura de Consumo: 16ºC - 18ºC
Harmonização: Caças, cordeiro, comida regional Brasileira ( rabada, mocotó, vaca atolada). Cortes gordurosos de gado.

Proposta: Vinho estruturado, de guarda, elegante. Incrivelmente escuro, mesmo com o amadurecimento. Vinho exclusivo com esta uva no Brasil. Para beber agora ou amadurecer (bom potencial de guarda). Passagem por barris de carvalho francês (1º e 2º usos). Vinhedos próprios, conduzidos em espaldeiras. Das melhores parcelas do vinhedo Sta Lúcia, Vale dos Vinhedos. Lotes limitados em termos de garrafas, com numeração individual.

Elaboração: Fermentação e maceração em tanques de aço inoxidável, com leveduras selecionadas e temperatura controlada. Tempo total de fermentação e maceração: 7 dias. Amadurecimento em barris de carvalho francês de primeiro e segundo uso por 11 meses.

Vinhedo: Nome: Santa Lúcia. Região: Vale dos Vinhedos. Arquitetura: Espaldeiras com orientação norte-sul. Solo: De origem basáltica, franco, com pedregulhos e argiloso. Colheita: totalmente manual, em pequenas caixas de até 16 kg.

DESTAQUES

  • 91 pontos no Guia Adega de Vinhos do Brasil 2016/2017

  • 90 pontos no Guia Adega de Vinhos do Brasil 2013/2014, 2014/2015

  • 90 pontos no Guia Adega de Vinhos do Brasil 2015/2016

  • Seleção do Brasil por Evan Goldsztein, master sommelier EUA

  • Melhor vinho de uvas exóticas Revista Adega setembro 2013 (90 pontos)

  • Exportado para diversos mercados: Estados Unidos (NY), França, Canadá (Alberta), Reino Unido, Luxemburgo, Bélgica, etc.

 

Pizzato Vinhas e Vinhos

Em 1999, a Família Plínio Pizzato constitui a PIZZATO Vinhas e Vinhos para agregar a elaboração de vinhos ao já existente cultivo de videiras, atividade a qual se dedica desde a imigração de Antônio Pizzato para o Brasil, vindo de Vêneto/Itália ao final dos 1800. Os integrantes da Família são responsáveis por todo o processo que faz o vinho uma bebida de identidade única, da produção de uvas à elaboração e comercialização dos vinhos, gerando um diferencial de entusiasmo, dedicação, personalidade e exclusividade traduzidos em vinho. Hoje a Família vê os vinhos entre os mais destacados em degustações e painéis de vinhos brasileiros e internacionais, além de estarem presentes em restaurantes e lojas de vinhos de destaque, no Brasil e no exterior.

A personalidade é fruto da interação entre o objeto/ser e as transformações decorrentes de vivência, educação e experiência; é dessa forma que sua estrutura se torna íntegra ao longo dos vários estágios da existência, do nascimento à lembrança.

Do plantio da uva ao sacar da rolha, um vinho Pizzato é elaborado para expressar aromas e sabores característicos, ressaltando a experiência sensorial em um todo harmônico que representa a origem.

  O que é a Denominação de Origem?  

O Vale dos Vinhedos foi a primeira Indicação Geográfica Brasileira da história; inicialmente como Indicação de Procedência (2001), passou a certificar os vinhos e espumantes com D.O. em 2009. Com apenas 73 km², apresenta a maior concentração de vinícolas dedicadas a elaboração de vinhos finos na América do Sul, sendo pioneira na modernização da viti-vinicultura Brasileira ao final do Século XX. Os vinhos elaborados a partir de uvas de algumas variedades selecionadas, comprovadamente provenientes do Vale dos Vinhedos e que passam por critérios de qualificação analítica e sensorial, podem ostentar um selo identificador de origem e de parâmetros de qualidade, o selo da D.O.V.V (Denominação de Origem Vale dos Vinhedos).

A cultivar autorizada para o vinho tinto é o Merlot, uva emblemática do Vale dos Vinhedos e as variedades Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e o Tannat para cortes complementares. Para o vinho branco a cultivar principal é o Chardonnay e o Riesling Itálico como variedade auxiliar para o corte. Nos espumantes (brancos ou rosados) o Chardonnay e/ou Pinot Noir são as principais e o Riseling Itálico com auxiliar para corte. A Pizzato Vinhas e Vinhos atualmente conta com sete rótulos com Denominação de Origem D.O.V.V. três vinhos tintos, dois vinhos brancos e dois espumantes.

Vale dos Vinhedos

A primeira Indicação Geográfica Brasileira

Localizado em Bento Gonçalves, Serra Gaúcha, onde estão as instalações da vinícola e a Família, com vinhedos desde 1968. Os vinhos da PIZZATO elaborados com uvas do Vale dos Vinhedos têm a filosofia de serem concentrados, complexos e com boa capacidade de amadurecimento. Provêm de parreiras mais antigas, de baixa produção por planta, permitindo que se explore a máxima de que os vinhos melhoram com o amadurecimento.

  • Localização
    29°10'17.91"S 
    51°36'05.59"O
  • Clima subtropical temperado,
    região serrana, altitude de 450 a 650m
  • Composição do solo
    De origem basáltica, argiloso, com pedregulhos
  • Arquitetura
    Espaldeiras com orientação norte-sul

Doutor Dausto

Este vinhedo, localizado em Doutor Fausto de Castro, Dois Lajeados, Serra Gaúcha, existe desde 1985. As condições gerais de clima são um misto entre as da Serra Gaúcha e as do Planalto Gaúcho, com topografia de relevo menos acidentado, e maior circulação de ar. Está a 50 km do Vale dos Vinhedos, em direção ao Planalto gaúcho.

Com as uvas deste vinhedo, elabora-se o FAUSTO, de PIZZATO, caracterizado por uma gama de vinhos frutados, jovens e de corpo médio.

  • Localização
    28°95'72.4"S 
    51°79'94.15"O
  • Clima subtropical temperado,
    região serrana
  • Composição do solo
    Origem basáltica, franco, argiloso e com pedregulhos
  • Arquitetura
    Espaldeiras com orientação norte-sul

Avaliação dos Clientes
  • Nenhum comentário foi postado para esse produto, seja o primeiro!