Salton

NOSSA HISTÓRIA

Essa história começa na Itália, em 1878, quando Antonio Domenico Salton partiu da cidade de Cison di Valmarino, na região do Vêneto, à procura de oportunidades melhores no Brasil. Ele se instalou na colônia italiana de Vila Isabel, hoje conhecida como a cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

A empresa foi formalmente constituída em 1910, quando os irmãos Paulo, Angelo, João, José, Cesar, Luis e Antonio deram cunho empresarial aos negócios do pai, o imigrante Antonio Domenico Salton, que vinificava informalmente, como a maioria dos imigrantes italianos. Os irmãos passaram a se dedicar à cultura de uvas e à elaboração de vinhos, espumantes e vermutes, com a denominação "Paulo Salton & Irmãos", no centro de Bento Gonçalves.

Um século depois, a Salton é reconhecida como uma das principais vinícolas brasileiras, líder na comercialização de espumantes nacionais no Brasil. Hoje, à frente da vinícola, membros da quarta geração da família preservam o legado de seu fundador, Paulo Salton, amparados nos valores construídos ao longo dos mais de cem anos de história e inspirados pela simplicidade e pelo trabalho árduo das primeiras gerações.

   

Profissionalização: A elaboração de vinhos finos, começa em 1999, com a linha Salton Classic. Nessa época, ocorre um processo de reestruturação na empresa, na busca pela produção de vinhos e espumantes de alta qualidade, com eficiência e padrões internacionais. Uma nova planta produtiva é construída, no distrito de Tuiuty. Inaugurada em 2004, a unidade conta com tecnologia de ponta, desde o recebimento da matéria-prima até o envase das garrafas. A tradição permeia os processos, garantindo a essência de nosso trabalho, com a preocupação ao elaborar vinhos e espumantes de uma pequena vinícola, dentro de uma grande empresa. A partir de 2005, assumimos a liderança no mercado de espumantes nacionais comercializados no Brasil, conquista que se mantém até hoje.

Com o objetivo de explorar as oportunidades no crescente mercado de soft e hard drinks, em 2015, a unidade Salton da capital, é transferida para o município de Jarinu, no interior de São Paulo. Essa nova planta piloto, tem foco no desenvolvimento de novos produtos e aplicação de novas tecnologias. A diversificação do portfólio se torna um diferencial estratégico, e em 2016, são lançados os exclusivos chás gelados com suco de uva, da linha Grape Tea Salton, evidenciando a capacidade de inovação, além da confiabilidade da marca perante o mercado, ressaltando o reconhecimento de nossos produtos, perante os consumidores.

CERTIFICAÇÃO ISO 9001 E ISO 14001: Com foco na satisfação do cliente, através da qualificação de sua gestão e da proteção do meio ambiente, a Salton trabalha com a mitigação dos impactos ambientais e na melhoria contínua. Desde 2013, a vinícola Salton tem a certificação internacional de qualidade ISO 9001, reforçando o compromisso com as melhores práticas adotadas na gestão, em nível internacional. A partir de 2016 a conquista da certificação internacional de Meio Ambiente ISO 14001, consolida sua preocupação ativa com o desenvolvimento sustentável.

A Salton é a única vinícola brasileira com passarelas aéreas, sendo possível acompanhar o engarrafamento de nossos produtos, além de exibir em meio aos jardins, o maior relógio solar construído em mosaico do mundo. Em 2016, recebemos 45 mil visitantes, que brindaram conosco e fizeram parte dessa experiência. Nesses 109 anos de história, temos muitas conquistas a brindar e convidamos você a nos acompanhar.